CHÁ DE SUMIÇO (Marian Keyes)

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014


Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 7º livro lido em 2014 e foi CHÁ DE SUMIÇO (Marian Keyes). Sou fascinada pela escrita da Marian, e este livro é o último livro da série das Irmãs Walsh e eu estava curiosa demais pra saber como seria a história da irmã caçula, a Helen.
Este livro nos traz a Helen, uma mulher de trinta e poucos anos vivendo um momento de caos da sua vida: Está sem trabalho, sem dinheiro e sem teto, porque o seu apartamento foi retomado pelo banco em função da inadimplência e apesar de ter um namorado lindo e carinhoso, o Artie, seu ex reaparece na vida dela lhe propondo um emprego e Helen terá que aceitar porque ela está completamente falida.
Helen é uma detetive particular e já teve a sua reputação profissional muito recomendada no meio, mas a crise econômica que abala a Irlanda acabou alcançando os potenciais clientes dela. Jay Parker, seu ex namorado, alguém que a decepcionou bastante no passado, lhe oferece o trabalho de procurar o paradeiro de Wayne Diffney, um dos integrantes de uma famosa banda pop. Helen aceita o trabalho e mergulha no mundo dos bastidores do show business. Isso seria um trabalho normal como muitos outros que Helen já executou, porém ela está doente: Helen sofre de depressão e tem que se equilibrar sobre a doença e a necessidade de sobrevivência.
Apesar da abordagem do livro ser séria, afinal estamos falando sobre alguém que é tão triste ao ponto de ser doente e também envolver o desaparecimento de um homem, o livro é muito engraçado. Eu dei altas gargalhadas durante várias partes e em várias situações e ainda que a narrativa principal do livro seja sobre a semana em que Helen terá que encontrar Wayne, o livro nos coloca a par de toda a trajetória da protagonista e isso deu uma abrangência importante para toda a trama.
Terminei de ler este livro e me senti extremamente órfã das irmãs Walsh, porque afinal, este livro encerra a saga das cinco irmãs e agora não teremos mais notícias sobre essas mulheres tão normais e ao mesmo tempo tão bizarras.
Super recomendo o livro, mas se você não leu nenhum livro da série, eu aconselho a ler desde o primeiro porque se for ler fora de ordem, encontrará spoilers monstruosos dos outros livros.
O livro é recheado por frases espirituosas ou em contraponto, reflexões sérias sobre a depressão. As opiniões da personagem e a maneira peculiar como ela enxerga o mundo, me renderam a difícil tarefa de escolher poucos, dos vários quotes que eu separei.
- Mas ele andava chorando!

- Ás vezes os homens choram, isso não é ilegal. página 275
Favores são como dinheiro vivo: Não podem ser gastos com coisas inúteis. página 199

O livro é MUITO BOM e eu acredito que será uma aventura maravilhosa para você!

Considerações sobre a série:

Livro 1: MELANCIA
Livro 2: FÉRIAS
Livro 3: LOS ANGELES
Livro 4: TEM ALGUÉM AÍ?
Livro 5: CHÁ DE SUMIÇO

A série é formada por estes 5 livros e cada um deles, conta a história de uma das filhas da mamãe Walsh, uma mulher irlandesa que em um único parágrafo onde é descrita, independente das características que serão contadas, já arranca risadas escandalosas dos leitores. Mamãe Walsh teve 5 filhas: Claire é a protagonista do livro Melancia; Rachel é a protagonista do livro FÉRIAS; Margaret é a protagonista do livro LOS ANGELES; Anna é a protagonista do livro TEM ALGUÉM AÍ? E finalmente a Helen é a protagonista do livro CHÁ DE SUMIÇO. 
Todos os livros são independentes e as outras irmãs são apenas mencionadas na história, salvo a Helen que em todos os livros é uma coadjuvante marcante, talvez isso justifique a minha ansiedade em ler sua história. Cada livro traz uma premissa muito diferente uma da outra, com abordagens sérias, tratadas com leveza e bom humor, mostrando personagens que se enrolam com suas escolhas, que aprendem com os próprios erros, que amam e odeiam com a mesma força e que só desejam ser felizes. Sou fã da autora e indico sempre seus livros e, se você gosta de histórias bem desenvolvidas, originais e com direito a piadas inteligentes, pode ter certeza que você irá gostar.


Um pouco sobre a autora: Marian Keyes é uma escritora irlandesa. Nasceu em Limerick, em 10 de setembro de 1963. Ela já vendeu mais de 22 milhões de exemplares no mundo todo e foram traduzidos para 32 idiomas. Os livros dela que foram publicados no Brasil são:

  • Melancia (2003)
  • Férias! (2004)
  • Sushi (2004)
  • Casório?! (2005)
  • É Agora... ou Nunca (2006)
  • Los Angeles (2007)
  • Um Best Seller pra Chamar de Meu (2008)
  • Tem Alguém Aí? (2009)
  • Cheio de Charme (2010)
  • A Estrela Mais Brilhante do Céu (2011)
  • Chá de Sumiço (2012)
Comentários
16 Comentários

16 comentários :

  1. Ah! Um dia eu leio todos esses... Eu tenho Férias! pois ganhei de uma amiga, não gostei de Melancia, não é que não gostei, é que não senti mta firmeza no drama da Claire e achei ela meio infantil pra idade dela, demorei horrores para terminar, confesso que a única coisa que gostei foi da irmã maconheira da Claire... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... Chá de Sumiço parece legal, vamos ver se até eu morrer eu já li ele... kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto muito dos livros da Marian, mas desse eu não gostei muito, achei muito depre, tinha muitas expectativas e não foram supridas, mas mesmo assim é um livro legal, só não é tudo o que eu imaginava. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente me lembro de você lendo esse livro e apesar de normalmente você devora os livros dessa escritora dessa vez você demorou muito para terminar o livro.

      Excluir
  3. Tenho muita vontade de ler os livros das irmãs Walsh, porque parecem ser muito engraçados e parecem ter histórias interessantes, como esta desse ultimo livro, mas como você disse é bom lê-los na ordem, então ainda tenho outros quatro antes desse! Muito bom quando o livro tem esse tanto de quotes legais *-*

    ResponderExcluir
  4. Oi Ivi, eu não conheço ainda o trabalho da Marian, mesmo já lendo inúmeras resenhas positivas sobre seus livros. Quase li Melancia, mas acabou não dando certo.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  5. Oi Ivi, tudo bom?
    Poxa, eu sou louca para ler essa série, mas cadê que eu compro? Eu sempre esqueço :(
    Todo mundo que lê fala super bem. São só esses cinco livros? Vale a pena comprar em um box finalizado então né?
    Quero retornar os chick lits e acho que será uma boa pedida!
    Beijão
    Endless Poem

    ResponderExcluir
  6. Nossa que interessante, gente eu juro que não sabia que era uma série, nunca tinha sentido interesse em ler esse livros, que coisa eu já tinha visto a maioria e não sabia que eram parte da mesma série, que vergonha, o livro parece ser muito bom, e eu gostei das frases que você escolheu, elas me fizeram ficar pensando no que elas diziam, será que o livro todo irá fazer isso comigo? Me deu uma vontade de ler.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  7. Eu sempre tive vontade de ler os livro da autora, tanto que comprei Melancia e Férias, só não sabia que eles era de uma coleção e tinha uma sequencia para ler, ainda bem que vi essa resenha antes de começar de fato a ler ^^.
    Vou providenciar os outros três que faltam para ler tudo de uma vez.
    Abraços
    Vivi

    ResponderExcluir
  8. Esses livros nunca me chamaram tanta atenção para falar verdade, mas eu gosto de séries com livros independentes, mesmos personagens, histórias diferentes, adoro isso, parece que cada livro é uma parte da vida do personagem. Porém, como você disse, o melhor é ler em ordem para não ver tantos spoilers. Sua resenha me deixou com vontade de lê-lo, mas não tanto assim, porém vou considerar a leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li nenhum livro dessa autora e tenho que admitir que quando vi essa serie pela primeira vez ela não me chamou a atenção, mas a sua resenha me despertou uma pequena curiosidade de como deve ser os livros, então que sabe eu não leia a serie esse ano =)

    Meu Mundo, Meu Estilo

    ResponderExcluir
  10. Eu não consigo ter afeição pela escrita dela. Sei lá, até tentei começar, mas acho que empaca, não saio do lugar.
    Sua resenha ficou ótima e adorei a foto do livro cheio de marcações. Eu vou anotando as frases para não esquecer, rs
    M&N | Desbrava(dores) de livros

    ResponderExcluir
  11. Que interessante. Eu não conhecia a autora e nem a série. Fiquei bem curiosa para saber mais da história das cinco irmãs... Como eu ainda não li nenhum livro da série eu vou seguir o seu conselho quando for começar a ler e vou começar do primeiro (:
    Amo histórias que envolvam detetives!

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho alguns livros dessa série, mas ainda não comecei a ler. Espero ler em breve, parece um livro bem divertido =D

    ResponderExcluir
  13. Eu tenho chá de Sumiço aqui em casa mas ainda não li, embora eu ouvi tanto criticas boas quanto ruins em relação a esse livro embora todo mundo que eu conheço que leu os livros dela adora essa escritora, então as minhas expectativas em relação ao livro são neutras apesar de ela não fazer muito o meu estilo

    ResponderExcluir
  14. Estou lendo e adorando, como todos os livros dela! São viciantes. Vim para a casa no feriado e não trouxe o livro, fico pinicando de vontade de saber o que vai acontecer... Também recomendo demais! ótimo post, beijos.

    ResponderExcluir
  15. Esperei pra ler a resenha depois de ler o livro e amei... ambos... o livro é ótimo, sem exageros... e sua resenha captou o espirito de livro...
    bjos

    ResponderExcluir

Ivi Campos

47 anos. De todas as coisas que ela é, ser a mãe do André é a que mais a faz feliz. Funcionária Pública e Escritora. Apaixonada por música latina e obcecada por Ricky Martin, Tommy Torres, Pablo Alboran e Maluma! Bookaholic sem esperanças de cura, blogueira por opção e gremista porque nasceu para ser IMORTAL! Alguém que procura concretizar nas palavras o abstrato do coração.




.

Colunistas

sq-sample3
Kesy
sq-sample3
Kelly
sq-sample3
Laís

Facebook

Instagram

Lidos 2024

Filmes

Meus Livros

Músicas

Youtube


Arquivos

Twitter

Mais lidos

Link-me

Meu amor pelos livros
Todas as postagens e fotos são feitas para uso do Meu amor por livros. Quando for postado alguma informação ou foto que não é de autoria do blog, será sinalizado com os devidos créditos. Não faça nenhuma cópia, porque isso é crime federal.
Tecnologia do Blogger.