STOLEN - CARTA DO MEU SEQUESTRADOR (Lucy Christopher)

domingo, 11 de maio de 2014



Já queria ler esse livro há algum tempo, mas sempre me interessava por algum outro e o deixava na fila, até que resolvi começar a leitura. Ainda que os dois livros que havia lido antes também tivessem cartas como tema principal, o título despertou a minha curiosidade. A explicação sobre a síndrome de Estocolmo já na primeira página é interessante e demonstra o tom do livro.

A narração é feita pela adolescente Gemma, que está viajando com os pais e ao pedir um café no aeroporto de Bangkok conhece um homem atraente e misterioso, Ty. Após alguns momentos de conversa, Ty coloca droga em sua bebida, finge ser seu namorado para sair do aeroporto e a sequestra, o homem misterioso torna-se maligno.

Ao ser questionado sobre o sequestro, Ty diz apenas que teve que fazer isso, que Gemma estará segura com ele e espera ter a sua companhia para sempre, com melhorias na fazenda em que estão (localizada no deserto australiano, sem vizinhos ou qualquer estrutura normal), estoque de comida e planos para o futuro.

Há tentativas de fuga, até que a adolescente resolve mudar de atitude, conquista um pouco mais de confiança de Ty, descobre os conflitos na vida dele e até mesmo características semelhantes entre os dois. Há uma proposta que se antes seria descartada e considerada uma loucura completa, agora é negociada e altera completamente a relação entre eles.

O ponto forte do livro fica para as descrições de movimentos, lugares e situações, desde a marcação de cada traço na parede (simbolizando a passagem dos dias) até explicações sobre estrelas e sistemas de água.

O tema é bem diferente, principalmente pelo desenvolvimento da trama. No momento do sequestro e em situações em que Ty está envolvido, o ritmo é bem rápido, ao contrário dos momentos de solidão e medo de Gemma, nos quais é possível sentir toda a tensão de alguém sequestrada pelo ritmo lento.

Minha reação durante a leitura foi contraditória, no início senti pena de Gemma (afinal, ela foi sequestrada, é a mocinha da história), porém, há trechos em que dá para tentar entender os motivos que levaram Ty a essa situação extrema.

O final é interessante e questionador, tendo em vista que o futuro do sequestrador está nas mãos de Gemma e ela deve ponderar se ele realmente a sequestrou ou se salvou sua vida. Recomendado!
“- Estou pensando nas estrelas.O que tem elas? Como tudo é eterno e passageiro ao mesmo tempo”.  – página 276.
“... É difícil odiar uma pessoa depois que você a compreende”. – página 333“ As pessoas por quem sentimos afeto nem sempre são as que merecem”. – página 346.


Um pouco sobre a autora: Lucy Christopher nasceu no País de Gales, mas cresceu na Austrália. O romance de estréia de Lucy, STOLEN, foi escrito como parte de seu doutorado. Quando não está escrevendo, Lucy passa seu tempo de sonhar acordado, e-mail de amigos e andar a cavalo uma égua chamada Topaz. Stolen é o seu único livro publicado no Brasil.
Comentários
5 Comentários

5 comentários :

  1. Me interessei super o livro, a resenha ficou otima e me surpreendeu...
    Primeiro não imaginava que a menina seria sequestrada... e cmo ficam os pais dela ?? O.O
    Murri...
    Depois que você disse que tinha um motivo, então me preocupei mais..
    As vezes estes livros que tem seqüestro e tals me deixam muito ansiosa para o resgate e tudo...
    Adorei os quotes principalmente o que diz que é dificil odiar uma pessoa depois que a conhece..

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Fiquei curiosa . Apesar de livros com sequestro me deixarem tensa...
    Acho que seria um bom livro pra se ler.principalmente qundo existe uma história profunda a partir do sequestro.

    ResponderExcluir
  3. Gostei da resenha, o livro parece ser bem interessante. Gosto de livros que fala sobre sequestro, pois eles me deixam super curiosa e nervosa.

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha e o livro, é claro! Sequestro com uma reviravolta que faz com que a vítima simpatize com o seu algoz? Pra mim é uma fórmula de sucesso instantâneo, sem dúvidas. Realmente gostei muito!

    ResponderExcluir
  5. Ahhhhhhhhhhh desejo esse livro a tempos, e sempre leio coisas boas dele.
    Mais uma resenha me faz ver que ele vale a pena e minha vontade só aumenta.
    A editora possui obras bem bacanas, espero comprar essa em breve.

    ResponderExcluir

Ivi Campos

47 anos. De todas as coisas que ela é, ser a mãe do André é a que mais a faz feliz. Funcionária Pública e Escritora. Apaixonada por música latina e obcecada por Ricky Martin, Tommy Torres, Pablo Alboran e Maluma! Bookaholic sem esperanças de cura, blogueira por opção e gremista porque nasceu para ser IMORTAL! Alguém que procura concretizar nas palavras o abstrato do coração.




.

Colunistas

sq-sample3
Kesy
sq-sample3
Kelly
sq-sample3
Laís

Facebook

Instagram

Lidos 2024

Filmes

Meus Livros

Músicas

Youtube


Arquivos

Twitter

Mais lidos

Link-me

Meu amor pelos livros
Todas as postagens e fotos são feitas para uso do Meu amor por livros. Quando for postado alguma informação ou foto que não é de autoria do blog, será sinalizado com os devidos créditos. Não faça nenhuma cópia, porque isso é crime federal.
Tecnologia do Blogger.