Se Eu Ficar (Gayle Forman)

quinta-feira, 4 de setembro de 2014


Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 39º livro lido em 2014 e foi SE EU FICAR (Gayle Forman). Tem algumas semanas que a capa deste livro pipocou na minha linha do tempo no Facebook e vários blogs estavam fazendo a promoção de um exemplar, porém eu só me interessei mesmo quando fui ao cinema com meu filho e vi um cartaz imenso do filme que foi produzido baseado no livro. Então parti para a leitura decidida a conhecer a história antes de ver o filme.

O livro nos traz a Mia, uma jovem de 17 anos que tem uma vida ótima. Não é rica, mas nunca passou necessidades. Tem pais presentes e amorosos, um irmão caçula esperto e cheio de carinho por ela, uma melhor amiga exemplar, sabe rir das suas conquistas e chorar com seus problemas e pra finalizar, um namorado fofo, interessante e apaixonado por ela. Porém uma tragédia acontece com Mia, ela e a família decidem fazer um passeio em uma manhã fria e com neve e um acidente violento de carro interrompe essa jornada feliz de vida. Mia então se vê fora do seu próprio corpo, assiste ser socorrida pelos bombeiros e vê os pais falecerem junto com o irmão. Mia acompanha como expectadora todos os procedimentos que são feitos enquanto ela é levada para o hospital e quando chega lá, acompanha cada visita, cada pessoa que está torcendo para que ela sobreviva e enquanto várias coisas precisam ser feitas para que Mia não morra, uma enfermeira explica que ela só vai viver se ela quiser, ou seja, ela só vai ficar viva se ela propria decidir isso e a partir disso, entendemos o nome do livro.

A narrativa nos coloca completamente a par da história de vida de Mia fazendo um paralelo entre passado e presente. Mia é filha de um músico e em função disso, ou não, ela mesma se torna uma musicista talentosa, prestes a ser aprovada na melhor escola superior de música de Nova York. O livro nos fala em como se desenvolveu a amizade com Kim, a melhor amiga que todo mundo gostaria de ter e também nos informa como ela e Adam, o namorado, se apaixonaram. O interessante no autor é que ele nos conta tudo isso de forma enxuta, sem inúmeras descrições ou sem ser chato. Ele nos apresenta os personagens e a ligação de Mia com cada um deles sem ser cansativo e nos envolvemos na história e nos tornamos íntimos da protagonista sem a necessidade de muitos capitulos. Com uma característica melancólica, o livro se desenvolve em Mia decidir ficar ou não e isso é feito de forma emocionante e foi impossível para mim, não ficar sensível para com a decisão que Mia tem que fazer.

Eu adorei o livro e a história. Mesmo tendo alguns detalhes um tanto quanto já desgastados em um drama, ainda assim, o autor conseguiu prender a minha atenção do começo ao fim e eu me senti apaixonada por toda a narrativa.

O livro é o primeiro volume de uma duologia e é claro, vou querer acompanhar a história porque realmente gostei da escrita do autor, além da história em si e super recomendo para quem gosta de drama com uma narrativa bem estruturada. É bonito de se ler e é inevitável não ser tocado.

Quando concluí a leitura, fui assistir o trailer e estou na expectativa de conhecer a adaptação que foi feita para o cinema. A capa do livro lançado no Brasil é igual ao filme, aliás, cenas do filme compõe a capa brasileira, mas na minha opinião, as outras capas que o livro ganhou em outros países são mais bonitas, porém em nada isso diminui o valor do livro, afinal, capa é só capa.

Pra quem gosta do gênero, super recomendo!
Todo esse assunto sobre comas induzidos é só conversa. Não depende dos médicos. Não depende dos anjos ausentes. Nem mesmo a Deus que, se existe, não está em nenhum lugar por perto agora. Depende de mim. página 52 



Um pouco sobre a autora: Gayle Forman nasceu nos Estados Unidos e lá se formou em jornalismo. Escreveu muitos artigos para várias revistas e seu primeiro livro foi publicado em 2007. No Brasil, SE EU FICAR é o seu único romance publicado.
Comentários
11 Comentários

11 comentários :

  1. Oi, tudo bem?
    Adorei a resenha, gostaria muito de ler esse livro, ele me parece ser ótimo, também quero ver o filme, o trailer me encantou e me deixou hiper curiosa para poder ler o livro e ver o filme, espero gostar dele quando eu ler.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  2. Agora começo a entender o livro,porque eu tinha lido só a sinopse pensei que ela reencarnava,mas agora percebi que é mais profundo e mais profundo e parece que todos os personagens vem uma grande carga emocional

    ResponderExcluir
  3. Nesse ultimo mês tinha ouvido falar muito, mais muito mesmo sobre esse livro, só que não me interessei, na semana passada assisti ao trailer e simplesmente me apaixonei e claro fiquei super curiosa sobre o livro,
    e claro li o livro _ em um dia,
    não tenho palavras para descrever o livro é simplesmente perfeito, é uma leitura que vale super a pena ...
    estou louca para ler o segundo

    ResponderExcluir
  4. Oii Ivi!
    Comprei o livro e to no inicio da leitura
    Chorei no trailer do filme acredita ? E já to pensando nas
    lágrimas que vou derrubar com o livro, rsrsrs !
    É simplesmente maravilhoso *--*
    :*

    ResponderExcluir
  5. Sempre tive muita curiosidade sobre este livro e ainda mais agora que saiu o filme. Também chorei com o trailer, estou muito ansiosa para conhecer toda esta história. Deu até um apertinho no coração hehe

    ResponderExcluir
  6. Lendo a resenha e vendo o trailer do filme só fez aumentar a minha vontade de ler o livro, é uma historia que já me tocou bastante .. se já me emocionei vendo o trailer imagina só lendo o livro, já que eu prefiro mil vezes imaginar na minha própria mente as cenas hehe Bjs

    ResponderExcluir
  7. Mais uma história emocionante adaptada para as telonas, que maravilha isso não é mesmo? adoro livros que nos faz refletir sobre nossas vidas e nos tocar e esse parece ser o caso. O trailer ficou lindo demais, vontade de assistir e ainda mais de ler o livro. Adorei sua resenha. Bjos

    ResponderExcluir
  8. Uma das primeiras resenhas que eu leio e posso dizer que comecei bem.
    Eu já estava querendo o livro desde o lançamento dele, e a vontade só vem aumentando com o tempo!
    Quando vi o trailer me emocionei... >.<

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  9. Olá Ivi!!Estava contando os dias para o lançamento de Se eu ficar e agora não vejo a hora de tê-lo em minhas mãos! Sua resenha somente aumentou minhas expectativas.Gostei da ideia da história e vi o trailer mostra que o filme será ótimo :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Nooossa esta historia esta me deixando pouca pra ler
    este livro mais rapido possivel por isso estou
    Participando do Top comentarista ! Ainda não li e nem assintir o filme
    por em minha cidade e pequena mais ! Pra falar verdade historia e muuito linda e emocionante , por isso espero ansiosa pra resultado do top pra quem sabe finalmente poder esta joia que este livro


    BLOG- http://b-maluco.tk/
    INSTAGRAM-> http://instagram.com/blog_maluco
    WEHEART- http://weheartit.com/Gikura_Viey

    Ficarei feliz em receber sua visita em meu Blog. Obrigada

    ResponderExcluir
  11. O que me impressionou é que eu pensava que o livro era lançamento, mas só relançaram devido a estreia do filme, não é?! Adoro filmes adaptados e já quero conferir ambos!

    ResponderExcluir

Ivi Campos

47 anos. De todas as coisas que ela é, ser a mãe do André é a que mais a faz feliz. Funcionária Pública e Escritora. Apaixonada por música latina e obcecada por Ricky Martin, Tommy Torres, Pablo Alboran e Maluma! Bookaholic sem esperanças de cura, blogueira por opção e gremista porque nasceu para ser IMORTAL! Alguém que procura concretizar nas palavras o abstrato do coração.




.

Colunistas

sq-sample3
Kesy
sq-sample3
Kelly
sq-sample3
Laís

Facebook

Instagram

Lidos 2024

Filmes

Meus Livros

Músicas

Youtube


Arquivos

Twitter

Mais lidos

Link-me

Meu amor pelos livros
Todas as postagens e fotos são feitas para uso do Meu amor por livros. Quando for postado alguma informação ou foto que não é de autoria do blog, será sinalizado com os devidos créditos. Não faça nenhuma cópia, porque isso é crime federal.
Tecnologia do Blogger.